Nos últimos anos, uma tendência tem ganhado força entre empreendedores brasileiros em busca de uma fonte secundária de renda: os bolos de pote. Em um país onde a paixão pela culinária é uma característica cultural marcante, não é de surpreender que essa prática tenha se tornado tão popular.
Mas por que os bolos de pote estão se destacando como uma opção viável para quem busca aumentar seus ganhos financeiros? Não é de hoje que essa escolha é uma segunda fonte de renda para brasileiros, mas muitos investem tão bem no setor de sobremesa que conseguem lucros significativos.
Pensando nisso, neste artigo, vamos explorar os motivos por trás dessa escolha inteligente, as oportunidades de lucro que ela oferece e como o sistema de gestão Fomer pode te ajudar no ramo de food service. Continue a leitura e veja 5 dicas para começar a vender bolo de pote!
Por que empreender com bolos de pote?
Os bolos de pote ganham cada vez mais popularidade por serem práticos para o dia a dia, versáteis e criativos. É possível desenvolver sabores e combinações diversas para montar o bolo em camadas, geralmente dentro de um pote ou copo plástico.
Assim, alguns dos sabores mais famosos para bolos de pote são: leite ninho com nutella, brigadeiro tradicional, red velvet, ou creme branco com morangos. As receitas clássicas podem ser facilmente encontradas em plataformas de culinária online ou youtube.
Bolo de pote traz lucros?
Se essa é a resposta que você estava esperando encontrar aqui, podemos dizer que sim. Como qualquer negócio, o lucro depende do seu investimento em produtos de qualidade e o preço que deseja colocar em seu próprio trabalho. Mas, por ser uma sobremesa diversa em que você pode ser criativo nas combinações de sabores e ingredientes a utilizar, o bolo de pote pode trazer grandes lucros.
5 dicas para começar a vender bolo de pote
1. Aprofunde-se no tema
Agora que você entendeu por que o bolo de pote pode ser uma boa opção de vendas, vamos nos aprofundar em dicas para você dar o primeiro passo.
O primeiro passo para vender qualquer produto ou serviço é entender sobre o assunto.
Por isso, pesquise receitas e formas de preparo de bolo de pote. Quando falamos sobre esse tipo de doce, o que você entende? Se você pensa que a receita é fazer um bolo e colocar em um pote, talvez não seja só isso.
Por exemplo: a massa de um bolo de pote precisa ser mais úmida, para que fique saborosa. Os recheios das camadas também podem ter uma dica especial para que fiquem equilibrados. Tudo isso você pode aprender através de pesquisas na internet ou assistindo a vídeos no Youtube.
Também é necessário entender todos os produtos que você precisará para comercializar esse tipo de sobremesa, como por exemplo, utensílios de preparo, tipos de embalagens com maior custo-benefício, entre outros.
2. Invista em ingredientes de qualidade
Depois de compreender quais os primeiros passos para aprofundar-se no tema, é preciso selecionar os ingredientes a serem utilizados nas receitas.
Para isso, faça uma pesquisa de mercado para entender quais podem ser os sabores mais vendidos ou aquela combinação inovadora e exclusiva da sua marca. Tem algum doce que só você faz e todo mundo ama? Pode ser uma escolha de bolo de pote!
Mas, claro, selecione ingredientes de qualidade para que seu bolo fique saboroso e com um preço justo. Sendo assim, aprenda a precificar o seu negócio levando em consideração os produtos utilizados e a sua mão-de-obra.
Além disso, é preciso ter em mente que o sabor e a qualidade dos ingredientes são essenciais, mas o que importa, na mesma intensidade, é a apresentação do bolo de pote. O seu produto deve ser visualmente atrativo, lembrando sempre que as pessoas comem primeiro com os olhos.
3. Conheça o público-alvo
Quando falamos sobre conhecer o público-alvo que a marca deseja alcançar, o assunto vai muito além de saber se a audiência é majoritariamente mulher, qual a idade e onde mora. Essa é a pesquisa base para então, ter a análise aprofundada.
Dessa maneira, um exemplo de estudo inicial é entender as formas de consumo das pessoas: se o bolo de pote seria uma opção de escolha de sobremesa durante o expediente de trabalho ou só aos finais de semana.
Também é válido analisar qual valor as pessoas estariam dispostas e poderiam pagar, ou até mesmo quais seriam as preferências de sabores.
Assim, a análise de público-alvo irá além do básico, e quanto mais assertiva for, maior a chance de alcançar o consumidor ideal para sua marca.
4. Escolha onde vender
Como todo negócio nos dias atuais, você deve definir de que forma irá vender o produto: física ou online. O ramo de bolo de pote é muito conhecido por entregas de delivery, por ser uma sobremesa fácil de transportar e prática para saborear.
Por um lado, você pode trabalhar da sua casa e vender por encomenda. Entretanto, também pode montar um quiosque, estande ou loja em um local de movimento, como shopping, por exemplo. Tudo depende da quantidade de valor para investir no negócio e das maneiras que você deseja trabalhar.
Se você não sabe por onde começar a trabalhar com entregas terceirizadas, fique tranquilo. Existem várias plataformas que te dão todo o suporte necessário para começar a empreender online, principalmente no ramo de food service. O delivery não será um problema, pode ser, inclusive, a solução para que seu negócio saia do papel.
5. Adquira um sistema de gestão
Como dito no tópico anterior, uma das maneiras de vender bolo de pote é através de entregas. Um sistema de gestão voltado para o nicho de restaurantes e gastronomia é fundamental para te ajudar a organizar todas as demandas da empresa.
Otimize suas vendas com fomer
O Fomer oferece o suporte necessário para gerenciar pedidos de delivery, além da oportunidade de ter um aplicativo próprio. A plataforma também oferece integração total com o iFood, por exemplo, integrando tudo em um só lugar: recebendo e direcionando os pedidos.
Com a tecnologia ao seu lado, empreender nunca foi tão prático. Para saber mais sobre as soluções disponíveis para a gestão eficiente do seu negócio, fale com especialistas do Chef Fomer.