Logo Fomer Rosa

Petiscaria: veja 6 dicas para investir nisso

Entre as inúmeras possibilidades no ramo do food service, a petiscaria também se destaca. Esse modelo de serviço, quando bem planejado e administrado, pode atrair um público fiel e gerar lucros recorrentes.  

Pensando nisso, o Chef Fomer preparou esse artigo com 6 dicas para investir em uma petiscaria. Se está entre suas metas empreender um bar ou restaurante, continue a leitura!

Um prato com opções de espetinhos e acompanhamentos em uma petiscaria

Vale a pena investir em uma petiscaria? 

Antes de nos aprofundarmos em dicas para abrir uma petiscaria, vamos analisar se vale a pena investir nesse tipo de empreendimento. 

Já virou tradição: o brasileiro tem uma forte cultura de frequentar botecos e bares, onde o consumo de petiscos é uma parte essencial da experiência. 

Consequentemente, de acordo com um estudo realizado pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB) em 2023, o país possui aproximadamente 1,6 milhão de estabelecimentos na categoria, sendo o 144,36 mil o número de bares ativos. 

Além disso, um estudo realizado pela Euromonitor International aponta que a categoria de snacks e petiscos deve crescer 4,2% ao ano até 2025 no Brasil, com uma projeção saltando de 9 bilhões em 2022 para 13,4 bilhões em 2027. Esse crescimento é impulsionado pela busca dos consumidores por conveniência e novas experiências gastronômicas.

Assim, os dados demonstram a popularidade e a relevância dos petiscos na vida social dos brasileiros, já que é são a principal opção nos cardápios de bares como esses. 

Ideias de petiscos para vender

Se você já tem em mente que deseja empreender no ramo de food service, sabe que as variedades de pratos para oferecer são inúmeras. Quando o assunto é petisco e porção, o cardápio pode ser gigante, mas a escolha correta pode ser um diferencial para o seu negócio e o faturamento do estabelecimento.

Pensando nisso, separamos algumas ideias populares que fazem sucesso em bares e podem trazer bons lucros para sua petiscaria. 

1. Coxinha

Essa opção não pode faltar em um bar. A coxinha é um clássico brasileiro que nunca sai de moda. Pode ser oferecida em diferentes tamanhos e com diversos recheios, como frango, carne, queijo, entre outros, além das opções de molhos para acompanhamento.

2. Iscas de frango ou carne 

Uma excelente escolha de petisco, as iscas de frango ou carne combinam sabor, praticidade e versatilidade. 

3. Torresmo

O torresmo é um petisco tradicional e muito procurado em bares e botecos. Pode ser servido acompanhado de limão ou molhos especiais.

4. Pastéis

Os pastéis, com suas opções de recheios variados, desde carne até opções vegetarianas, são sempre uma boa pedida. A diversidade pode atrair diferentes públicos.

5. Escondidinho

Esse prato parece muito elaborado, mas quando oferecido em porções pequenas pode ser uma ótima sugestão de petisco. O escondidinho pode ser feito com carne seca, frango, camarão, entre outros recheios vegetarianos, é uma ótima opção de petisco mais robusto, ideal para acompanhar bebidas.

6. Queijo Coalho

O queijo coalho na brasa é um petisco simples, mas muito saboroso. Pode ser servido com mel, ervas finas ou até mesmo puro.

7. Calabresa Acebolada

A calabresa acebolada é um petisco versátil e muito pedido, que pode ser servido sozinho ou com acompanhamentos como pão francês e molhos diversos.

8. Espetinhos 

Espetinhos são peça-chave em qualquer cardápio de petiscaria. Essa pedida pode ser de carne de vaca, camarão ou frango, além de opções vegetarianas como mandioca, berinjela ou outros legumes. 

Essas são só algumas ideias que podem te inspirar a escolher o menu ideal para a sua petiscaria. Lembre-se de avaliar o custo-benefício de cada alimento na sua região, por exemplo, no litoral, o camarão tende a ser mais barato que em grandes centros. 

Assim, a precificação correta se relaciona aos possíveis lucros do seu empreendimento a longo prazo. 

Um prato com uma porção de croquetes fritos em uma petiscaria com um molho para acompanhar.

6 dicas para abrir uma petiscaria 

Agora que você já viu algumas ideias de porções para vender em um estabelecimento food service, vamos nos aprofundar às dicas para abrir uma petiscaria.

1. Pesquisa de mercado

Antes de iniciar qualquer negócio, é fundamental entender o mercado. Por isso, faça uma pesquisa detalhada sobre a demanda por petiscarias na sua região, conheça seus concorrentes e identifique possíveis lacunas que seu negócio pode preencher.

2. Localização estratégica

Da mesma maneira, escolher a localização certa é peça-chave para o sucesso do negócio. Prefira locais com grande circulação de pessoas, como centros comerciais, bairros movimentados, ou próximos a escritórios e faculdades. 

Sendo assim, tenha em mente que a visibilidade e a acessibilidade podem fazer toda a diferença para a estruturação do estabelecimento.

3. Cardápio variado 

Ofereça um cardápio variado, mas que mantenha um padrão de qualidade em todos os itens. A qualidade dos ingredientes e o cuidado no preparo são essenciais para conquistar e fidelizar clientes.

Dentro disso, mantenha um estoque sempre controlado e atualizado para que não falte nenhum ingrediente muito consumido. 

4. Fornecedores 

Na hora de decidir o cardápio ideal, a seleção de fornecedores de qualidade também é uma etapa fundamental. Seu estabelecimento deve ter parceiros de confiança e credibilidade, isso inclui desde o envio dos produtos na data correta, até a procedência de cada insumo. 

Assim, o seu público aprova os pratos e as indicações são ainda maiores para outros possíveis clientes. 

5. Ambiente atrativo

Invista em um ambiente agradável e atrativo para o consumidor. A decoração deve refletir a identidade da sua petiscaria e proporcionar uma experiência agradável aos clientes. 

Ou seja, em bares, a música ambiente e a boa iluminação podem ajudar a atrair o público certo. 

6. Divulgação 

Divulgar seu negócio é fundamental para atrair clientes. Utilize as redes sociais para promover os petiscos, faça parcerias com influenciadores locais e considere oferecer promoções ou degustações para atrair novos consumidores.

Além dessas dicas, um bom atendimento pode ser o diferencial que faz um cliente voltar. Por isso, treine sua equipe para ser da mesma qualidade que o cardápio, atenciosa e eficiente. Um sorriso no rosto e uma disposição para resolver problemas de forma rápida podem conquistar a fidelidade dos clientes.

Um garçom fazendo o pedido de uma mulher no sistema de gestão de petiscaria

Invista em um sistema de gestão

Assim como outros ramos de food service, a petiscaria também precisa de um sistema de gestão para otimizar os processos organizacionais. 

Dentro do Fomer, seu estabelecimento tem uma plataforma personalizada com o cardápio, controle de estoque e gestão financeira. Além disso, existem outras funcionalidades que podem impulsionar o crescimento do seu negócio, como comandas mobile e vendas PDV, facilitando o atendimento do seu consumidor. 

Quer conhecer mais sobre nosso sistema? Entre em contato com um dos especialistas do Chef Fomer. 

Compartilhe este artigo!