Abrir um restaurante pode parecer algo complexo, principalmente quando chega a hora de planejar a inauguração. Uma estratégia eficaz para um lançamento de qualidade é o “Soft opening”, que já é conhecido internacionalmente e vem ganhando espaço agora no Brasil.
Mas, como o segmento de food service se beneficia disso? Neste artigo, o Chef Fomer preparou as dicas e vantagens de aplicar o Soft opening em um restaurante. Continue a leitura!
Na tradução literal, Soft opening é uma “abertura suave”, ou seja, um lançamento gradual de um estabelecimento, produto ou serviço.
De acordo com o Sebrae, a classificação de Soft opening é o momento de estrear a operação da empresa, como uma maneira de checar a experiência do cliente em um cenário mais controlado. Assim, o empreendedor escolhe quem serão os usuários do serviço, detalhes que serão testados em um determinado dia e horário.
Nessa estratégia, então, os empreendedores buscam inaugurar o negócio aos poucos, com um grupo seleto de pessoas como amigos, familiares, profissionais da área ou parceiros de negócio, antes de abrir para o público geral.
Além disso, durante esse tipo de lançamento, é utilizada a técnica de Mínimo Produto Viável (MVP), que significa a fase de teste dos produtos, na intenção de otimizar e identificar possíveis erros. No caso da abertura de um restaurante, pode ser analisada a execução de receitas do cardápio, por exemplo.
O Soft opening começou a ser popularizado no Brasil justamente no ramo de food service, mas essa ideia pode ser aplicada em qualquer lançamento.
Depois de identificar quais são as vantagens da estratégia de Soft opening, chegou a hora de aprender 6 dicas para aplicar isso.
Para garantir que seu restaurante esteja totalmente preparado para a inauguração oficial, separamos algumas sugestões.
O que é um Soft opening
![Um garçom e uma garçonete servindo uma mesa com porções de batata frita e bebidas em um soft opening](https://sistemafomer.com.br/wp-content/uploads/2024/11/restaurante3-scaled.jpg)
Vantagens de fazer um Soft opening
Agora que você entendeu o que é e como funciona um Soft opening, vamos nos aprofundar nas vantagens de aplicar essa estratégia em um restaurante. Assim como em qualquer lançamento, o marketing de antecipação é essencial para estimular a curiosidade do público e gerar engajamento através do “boca a boca”. Se a primeira impressão do restaurante for agradável, o número de clientes fiéis e indicações orgânicas já começará no positivo. O Soft opening garante essa estratégia de divulgação de maneira eficaz, principalmente se a abertura prévia for apenas para um grupo pequeno de pessoas que são influentes na região. Além disso, uma inauguração menor oferece a oportunidade de checagem da logística e das etapas operacionais do restaurante. Mesmo que seja um estabelecimento pequeno, esse é o momento certo para treinar a equipe e organizar o recebimento de insumos e mercadoria. Da mesma forma, o Soft opening ajuda na validação dos preços do cardápio. A inauguração pequena permite que o empreendedor observe os pontos positivos e negativos na experiência do consumidor, e isso inclue o valor que ele considera justo pelo produto. Sendo assim, ao realizar um bom Soft opening, seu estabelecimento ganhará uma visibilidade positiva e mídia espontânea. Esteja atento aos detalhes e crie um planejadmento adequado para sua abertura inicial. Uma boa inauguração pode oferecer diversas vantagens ao restaurante, garantindo um sucesso a longo prazo e um crescimento contínuo de audiência.Veja 5 dicas para aplicar Soft Opening em um restaurante
![Um restaurante com mesas e cadeiras arrumado para um soft opening](https://sistemafomer.com.br/wp-content/uploads/2024/11/restaurante1-scaled.jpg)
Seleção do público certo
É essencial ter em mente que um Soft opening traz a oportunidade de fidelização de clientes, além de indicações. Por isso, lembre-se de selecionar o público certo para essa abertura inicial. Foque na audiência que você deseja ter em seu estabelecimento no futuro. Para um restaurante, analise quais são os hábitos de consumo, preferências de comida e formas de atendimento com que os seus convidados estão acostumados. Para que o Soft opening traga resultados positivos, a primeira impressão deve ser levada em consideração, por isso, busque um público que se identifique com a proposta que você deseja oferecer.Divulgação eficaz
Apesar de ser um lançamento pequeno e gradual, uma boa divulgação é fundamental para fazer com que o marketing de antecipação gere os resultados que você espera. Nesta etapa, invista em estratégias de posicionamento digital, fortalecimento de marca e o “boca a boca”. Na atualidade, é essencial que as redes sociais do seu restaurante já estejam bem estruturadas antes da inauguração oficial. Sendo assim, crie conteúdos que gerem curiosidade ao público nas páginas do Instagram, Facebook e Tiktok, por exemplo. Esse é o momento de ativar a criatividade e investir boa parte do seu planejamento.Treinamento completo da equipe
O Soft opening oferece uma ótima oportunidade para treinar a equipe em um ambiente próximo ao real, mas controlado em questão de quantidade de público. Dessa forma, os funcionários podem se familiarizar com o ritmo de trabalho, os itens do cardápio e os sistemas operacionais, garantindo que estejam prontos para lidar com o volume de clientes esperado na inauguração oficial.Variação de horário
Ainda pensando na fase de treinamentos, uma dica importante é simular diferentes cenários para teste. Ou seja, é ideal fazer com que o restaurante como um todo esteja preparado para atender diferentes quantidades de pessoas. Por isso, se possível, planeje mais de um horário para receber convidados, simulando diferentes ocasiões, como por exemplo, um jantar em um sábado ou um almoço durante a semana. Dessa maneira, tanto os garçons quanto a gerência podem ter mais noção em relação ao atendimento e quantidade de insumos.Teste operacional
Como última dica, mas fundamental para um Soft opening eficaz: teste as etapas operacionais do restaurante. Isso inclui conferir se todos os itens do cardápio estão no sistema de gestão, se os pedidos estão sendo enviados para as comandas digitais da maneira certa, além de checar o PDV e a conexão com a internet.![Cozinha de um restaurante com quatro cozinheiros trabalhando durante um soft opening](https://sistemafomer.com.br/wp-content/uploads/2024/11/restaurante2-1-scaled.jpg)
Impulsione seu restaurante com Sistema de Gestão
Neste ponto, você já entendeu as vantagens de um Soft opening e como aplicar essa estratégia ao abrir seu restaurante. Uma maneira de impulsionar ainda mais o crescimento do seu negócio food service é através de um sistema de gestão. Com o Fomer, todos os processos organizacionais são mais práticas e otimizados, como por exemplo:-
- Controle de mesas e comandas;
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- Vendas diretas no balcão;
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- Comanda mobile;
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- Aplicativo próprio;
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- Controle de estoque.