Seja você um cliente ou um proprietário de restaurante, é fácil reconhecer o crescimento gradativo do consumo de delivery no Brasil. Após a pandemia de 2020, houve um aumento de 24% no número de usuários de plataformas de entrega no país.
Mas você sabe quais são as opções de comidas mais pedidas? Principalmente no ramo competitivo de food service, para um negócio lucrar da maneira certa, é fundamental entender quais são os setores em excesso ou escassez.
Pensando nisso, o Chef Fomer preparou este artigo sobre o que os brasileiros mais pedem por delivery, com 8 tipos de comida mais consumidas.
Importância de investir em Delivery
Antes de entendermos a importância do delivery em um restaurante, é preciso relembrar o signficado do termo.
O delivery parece uma estratégia nova, mas já existe há tempos no mundo da gastronomia. Esse é o processo mais prático para o cliente realizar um pedido de forma online, por telefone ou aplicativo de entrega, e receber a compra em um local desejado.
Em 2023, o delivery cresceu 7,8% e tende a aumentar cada vez mais no Brasil. Para restaurantes ou até outros nichos de trabalho, esse é um serviço muito procurado pelos consumidores na atualidade.
O aumento foi impulsionado por diversos fatores, incluindo avanços tecnológicos, mudanças no comportamento do consumidor e acontecimentos globais como a pandemia de Covid-19.
Além disso, o delivery não apenas transformou a maneira como os brasileiros consomem suas refeições, mas também criou novas oportunidades para restaurantes que buscam expandir seu alcance e aumentar seu reconhecimento na região.
8 tipos de comidas mais vendidas no Delivery
Agora que você já entendeu a importância de investir em um delivery no seu restaurante, vamos nos aprofundar em 8 tipos de comidas mais vendidas no Brasil, para que você saiba qual a escolha certa para o seu investimento.
Para isso, o iFood, uma das plataformas mais famosas de entregas no país, divulgou um relatório com uma seleção de itens mais populares em 2023, entre eles estão:
Marmitas
O consumo de marmitas executivas aumenta cada vez mais. As opções de restaurantes com menu semanal são muito procuradas, seja pelo valor mais acessível ou pela praticidade no dia a dia de trabalho.
Hambúrguer
Hamburguerias estão sempre em alta no iFood. Com uma variedade de sabores e diferentes opções de valores, desde lanches gourmets até os mais comuns, essa tendência de consumo sempre tem espaço no mercado.
Refrigerante
Bebidas, como refrigerantes, também são muito comercializadas no iFood. Por isso, não deixe de selecionar itens como esses no delivery do seu restaurante, além de comida.
Massas
Desde o prato clássico até o mais elaborado, as opções de massas em delivery também são variadas. Isso porque é uma refeição prática de consumir, e muitas vezes com um preparo fácil, resultando em uma entrega rápida.
Frango e aves
O público de alimentação saudável também busca plataformas de delivery durante a rotina corrida. Por isso, restaurantes que oferecem refeições mais leves como frango e aves, podem sair na frente na hora da entrega.
Esfihas
Por conta da praticidade e de um valor mais acessível, as esfihas e comidas árabes também ganham espaço entre os mais pedidos de plataformas de delivery.
Pães
A categoria de pães no iFood engloba vários tipos de escolhas para diferentes gostos: sem glúten, fermentação natural, integral, pão caseiro, pão francês/de sal, entre outras opções. Esses itens são muito consumidos em qualquer hora do dia, no café da manhã, da tarde ou jantar.
Comida japonesa
A culinária japonesa também faz parte das comidas mais pedidas em delivery. Embora seja muito mais consumida em formato de rodízio, alguns restaurantes também oferecem esse tipo de serviço por entrega.
Dicas para implementar Delivery no restaurante
Se você já é dono de um restaurante, é preciso entender qual a melhor maneira de implementar delivery ou outras formas de pedidos.
É fundamental que você esteja com os processos administrativos do seu estabelecimento já alinhados, como tempos de preparos adequados para esses formatos de entrega.
Por exemplo, se os pratos que seu restaurante oferece demandam muito tempo de preparo, talvez delivery não seja a melhor opção. Busque adaptações e ingredientes que se encaixem nesse formato de serviço.
Sendo assim, um dos primeiros passos para organizar o seu delivery é listar os itens e produtos que você precisa para começar, como por exemplo: tipos de embalagem para as refeições que você oferece, como materiais térmicos, talheres descartáveis, guardanapos, sachês de molhos, sal e temperos, entre outras opções.
Além disso, é necessário decidir qual será a forma de trabalho com entregadores. Seu restaurante terá um motorista próprio? Você irá terceirizar motoboy de outros estabelecimentos? Ou será parceiro do iFood?
Assim, se a resposta for se tornar parceiro de uma plataforma de entrega, é fundamental colocar na ponta do lápis quais são as taxas necessárias, porcentagem de investimento e custo mensal para manter o seu restaurante ativo online.
Implementar o delivery em seu restaurante não é difícil, porém, exige muito planejamento e organização por trás.
Como um sistema de gestão auxilia o Delivery
Após entender a importância de investir em delivery em um restaurante e conferir quais são os 8 tipos de comidas mais vendidas no Brasil, veja como facilitar o processo de implementação.
Um sistema de gestão especializado para food service, como o Fomer, otimiza todos os processos administrativos e organizacionais dentro de um restaurante.
Com o Fomer, o estabelecimento pode ter um aplicativo próprio com um cardápio online para controlar os pedidos de delivery, além da opção de integração com o iFood para organizar todo o processo em um só sistema.
Além disso, outras funcionalidades que facilitam o seu dia a dia de trabalho são:
- Controle de estoque;
- Ficha técnica para insumos;
- Comanda mobile;
- Vendas diretas no balcão;
- Relatórios de finanças;
- Emissão de documentos fiscais.
Implementar um delivery é uma realidade fácil de ser alcançada, com um sistema de gestão personalizado para o seu restaurante.
Entre em contato com um dos especialistas do Chef Fomer e saiba como nossa plataforma te ajuda no segmento de food service.