Como lucrar no Carnaval: estratégias para bares e restaurantes

Em 2025, as datas de Carnaval serão 1, 2, 3 e 4 de março, sábado à terça-feira. Essa é uma das épocas mais lucrativas do ano para o comércio brasileiro, movimentando diversos setores, inclusive o alimentício. 

Se depender dos resultados de vendas de 2024, em que a estimativa de crescimento foi de 15% em relação ao ano anterior, para o Carnaval de 2025 a expectativa é ainda maior. 

Sendo assim, é essencial que os empreendeedores aprendam como lucrar no Carnaval e se preparem com estratégias. 

Pensando nisso, o Chef Fomer preparou um artigo completo com dicas para aproveitar esse período da melhor maneira nas vendas. Continue a leitura e veja o que aplicar em seu negócio! 

máscaras e serpentinas coloridas para decoração de bares procurando como lucrar no carnaval

Importância do Carnaval para bares e restaurantes 

Não é só o ramo de fantasias e acessórios que lucra no Carnaval. Essa é uma oportunidade única para o comércio em geral e, especialmente, para bares e restaurantes. 

O setor alimentício costuma vivenciar um aumento expressivo na demanda durante o período, impulsionado por turistas, foliões locais e famílias que procuram se reunir em torno de uma boa refeição ou drink.

De acordo com dados, o Carnaval representa um dos picos de movimentação econômica no país. Em 2024, a cidade de São Paulo teve um aumento entre 8% e 10% nas vendas. 

Assim, em grandes cidades que sediam blocos de rua e desfiles, como Salvador, Rio de Janeiro e Recife, bares e restaurantes podem registrar um aumento de faturamento em relação a períodos comuns. 

Entretanto, mesmo em cidades menores, o impacto pode ser significativo para quem adota estratégias direcionadas.

Isso porque, durante o Carnaval, ruas, praças e eventos se tornam pontos de encontro de milhares de pessoas. Esse público não só participa dos desfiles, mas também consome alimentos, bebidas e experiências. 

Por essa razão, estabelecimentos que se adaptam para atender essa demanda saem na frente, oferecendo desde refeições rápidas até oportunidades de vendas diferenciadas.

Vantagens de investir em estratégias para Carnaval

Antes de nos aprofundarmos em dicas para lucrar no Carnaval, vamos entender quais são as vantagens de buscar inovação na hora da venda. 

Se você administra um bar ou restaurante, investir nas estratégias para esse período pode ser mais do que vantajoso para alavancar os resultados do primeiro trimestre do ano.

No entanto, isso exige um planejamento adequado. Afinal, a competição também aumenta nesse período, com muitos estabelecimentos disputando a atenção do público.

Sendo assim, separamos algumas razões para te ajudar a planejar as vendas da melhor maneira: 

Crescimento no Ticket Médio

Além de consumir mais, os clientes estão dispostos a adquirir itens exclusivos desse período, como drinks temáticos, combos e pratos especiais.

Aumento da visibilidade

Estabelecimentos que se destacam durante o Carnaval, seja pela decoração ou pelas ações promocionais, conquistam novos públicos e fidelizam clientes.

Capacidade de atender diferentes públicos

Seja para quem busca agitação ou quem prefere comemorações mais tranquilas, há sempre espaço para adaptações.

três pessoas brindando com copo de cerveja as ideias de como lucrar no carnaval

Como lucrar no Carnaval 

Agora que você compreendeu a importância e algumas vantagens de investir em estratégias para lucrar no Carnaval, vamos nos aprofundar às dicas práticas que o Chef Fomer separou. 

Promoções e combos para grupos 

Durante o Carnaval, muitas pessoas saem em grupos, seja com amigos, família ou colegas. 

Esses grupos são ótimos para impulsionar o ticket médio do seu restaurante ou bar, já que costumam consumir mais. 

Por isso, crie promoções e combos que atendam a essas necessidades coletivas.

Exemplos de ações para bares ou restaurantes:

Combos de bebidas e petiscos: ofereça baldes de cerveja com acompanhamentos como batatas fritas, porções ou pratos compartilháveis, com preços mais atrativos para grupos.

Descontos progressivos: crie descontos proporcionais ao número de pessoas no grupo, como “Grupos de 6 ou mais ganham 10% de desconto no total da conta”.

Brindes: ofereça algum benefício, como um drink temático grátis ou uma sobremesa cortesia, para grupos grandes que consumirem acima de um valor estipulado.

Horários flexíveis

Os eventos do Carnaval não seguem horários tradicionais, e os restaurantes e bares que se adaptam a essa realidade têm maiores chances de lucro. 

Isso significa ampliar o atendimento para atrair desde o café da manhã ou almoço até o fim da noite, dependendo da dinâmica local.

Por isso, busque criar promoções de horários específicos. Ofereça descontos em horários de menor movimento, como refeições matinais ou entre a tarde e a noite.

Eventos especiais com Música

O Carnaval é sinônimo de alegria e, para muitos, isso está diretamente ligado à música. 

Ao criar eventos musicais no seu estabelecimento, você pode atrair ainda mais clientes e proporcionar uma experiência completa de Carnaval.

Varie nos estilos musicais: roda de samba, pagode, dj, músicas de Carnaval, karaokê… Isso irá atrair públicos diversos para o seu estabelecimento. 

Assim, pode gerar maior fluxo de clientes, mais engajamento nas redes sociais e, claro, lucro extra com a venda de bebidas e comidas.

pessoa tocando guitarra marrom ao ar livre no carnaval

Invista em Delivery

Com o Carnaval, nem todos as pessoas saem para os blocos ou preferem enfrentar a agitação da rua. 

Muitos optam por aproveitar em casa, fazendo sua própria festa com a família ou com amigos, o que torna o delivery uma estratégia essencial para restaurantes nesse período.

Como se destacar no delivery:

Crie kits temáticos: ofereça “kits Carnaval” com porções prontas, bebidas e sobremesas, ideais para consumo em casa. 

Ofereça combos econômicos: ofereça pratos e porções que possam atender famílias ou pequenos grupos, como pizzas, espetinhos e acompanhamentos em combos promocionais.

Seja eficiente na logística: garanta entregas rápidas e em condições perfeitas, especialmente em horários de maior movimento.

Divulgação especial no digital: use redes sociais e aplicativos de entrega para destacar promoções de delivery específicas para o Carnaval.

Ao oferecer conveniência com qualidade, seu restaurante pode atingir um público que talvez não fosse ao estabelecimento físico.

Fidelização Pós-Carnaval

O Carnaval pode ser o começo de um relacionamento fiel com os clientes que você atraiu durante o feriado. 

Para aproveitar o impacto do período, invista em estratégias de fidelização que mantenham esses clientes voltando ao longo do ano.

Por exemplo, oferecer QR codes ou cupons promocionais para capturar e-mails, contato ou seguidores nas redes sociais. 

Outra estratégia para isso é distribuir vouchers para descontos em outras datas, como: “15% de desconto no próximo pedido até 31/03/2025”. 

Da mesma forma, programas de fidelidade podem ser uma boa escolha. Incentive a visita frequente dos seus clientes ao seu estabelecimento oferecendo descontos e brindes acumulativos. 

Sistema de gestão organiza seu estoque  

Neste ponto, você já compreendeu a importância de preparar o seu bar ou restaurante para o Carnaval e já definiu quais estratégias irá aplicar. 

Vale lembrar que não adianta criar planejamentos para atrair clientes se o estabelecimento não estiver devidamente preparado para atendê-los. 

Garantir um estoque bem abastecido e adequado é fundamental, especialmente em períodos de alta demanda, como o Carnaval e outras datas comemorativas.

Um sistema de gestão, como o Fomer, garante que seu estoque seja atualizado em tempo real, otimizando tempo e trabalho no dia a dia. 
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