Você, como consumidor, com certeza já ouviu falar sobre ou já frequentou um happy hour. Embora bares sejam os pioneiros nessa estratégia, restaurantes também podem (e devem!) aproveitar essa oportunidade para atrair mais clientes, movimentar horários que não costumam ser bons e aumentar o faturamento.
Pensando nisso, o Chef Fomer preparou um artigo sobre happy hour, um guia completo com as principais vantagens dessa estratégia e as melhores dicas para colocá-la em prática. Continue a leitura!
O que é Happy Hour?
Antes de mais nada, vamos entender qual o conceito por trás dessa ação em bares e restaurantes.
“Happy Hour” é um termo em inglês que, na tradução literal, significa “hora feliz”. Essa ideia surgiu para pessoas que desejam relaxar depois do horário do trabalho, confraternizando com os colegas, aproveitando comidas e bebidas com desconto.
Nos Estados Unidos, essa ação de venda é comum em bares, e muitos deles reservam apenas uma hora do expediente para promoções. Outros, costumam separar de duas à três horas no meio da tarde, quando não tem tanto movimento.
Da mesma forma, no Brasil, essa é uma estratégia muito utilizada para trazer pessoas novas ao estabelecimento durante os dias de semana, entre as 17h e 20h, por exemplo.
Vantagens de criar um Happy Hour
Agora que você já entendeu o que é o Happy Hour, também notou que existem vantagens para os bares e restaurantes que aplicam essa ação.
Por essa razão, separamos algumas que podem te ajudar a decidir se essa é ou não a melhor estratégia para o seu negócio.
Aumento de vendas e lucro
A principal delas é a possibilidade de aumentar as vendas e o lucro, já que você pode escolher quais itens do cardápio vão ter desconto em cada dia.
Para isso, é ideal avaliar quais pratos possuem margem maior de lucro. Além disso, veja quais bebidas podem participar de uma promoção “em dobro”, por exemplo, uma estratégia muito utilizada em bares.
Amplia o público
Um happy hour é uma grande oportunidade para mais pessoas conhecerem seu bar ou restaurante, variando as idades e poder aquisitivo do público que o frequenta.
Por exemplo, quem nunca fez uma refeição lá, tem a chance de experimentar a qualidade do preparo com porções em um valor mais acessível.
Isso garante uma rede de indicações maior, mesmo que seja só pra frequentar horários de happy hour.
Maior ticket médio
Ao implementar um happy hour, você pode aumentar o ticket médio de consumo de seus clientes.
Isso porque, o público que frequenta nesse período costuma consumir além de bebidas, como petiscos ou pratos do cardápio que, às vezes, nem estão com descontos.
Sendo assim, com ofertas estratégicas, você aumenta as chances de os pedidos incluírem itens adicionais.
Possibilidade de diferenciação
Dependendo da cidade em que está localizado o seu bar ou restaurante, a concorrência pode ser grande, principalmente por competirem pelo mesmo público no mesmo horário, após o expediente de trabalho.
Criar um happy hour atrativo é uma grande possibilidade de diferenciação entre um local e outro, já que as opções do cardápio especial podem ser variadas e muitos estabelecimentos não aderem esse formato.
Dicas para um Happy Hour de sucesso em restaurante
Depois de analisar algumas vantagens de investir em um happy hour para o seu bar ou restaurante, chegou a hora de se preprara com as melhores dicas para essa estratégia.
Defina dias e horários fixos
Esse é o primeiro passo para ter sucesso: recorrência na oferta.
Embora seja comum que o happy hour aconteça no fim do expediente de trabalho, como das 17h às 20h, a consistência é essencial para aplicar a estratégia a longo prazo.
Estabeleça dias e horários específicos, como terça a quinta-feira, e comunique essa regularidade para os clientes.
Essa previsibilidade ajuda a criar um hábito no público, que já saberá quando aproveitar suas promoções.
Crie um cardápio exclusivo para o happy hour
Ofereça itens especiais ou exclusivos durante o happy hour, como porções ou drinks que não estão disponíveis no menu comum.
Essa estratégia ativa o gatilho de escassez no consumidor, incentivando-o a comparecer nos horários promocionais para não perder a oportunidade.
Combine isso com preços competitivos que estimulem a compra de combos, aumentando, assim, o ticket médio.
Invista em promoções diferentes
Da mesma forma, ofereça descontos diretos em bebidas como chope, cervejas artesanais ou coquetéis. Crie promoções como “compre 2 e leve 3” ou ofereça combos com comida.
Quanto mais criativa e interessante for a promoção, maior a chance de atrair clientes em maior volume.
Ofereça experiências únicas
Considere trazer atrações extras para alguns dias de happy hour, como DJs, show ao vivo ou até mesmo noites com comidas temáticas.
Isso cria um diferencial para seu bar ou restaurante e aumenta as chances de atrair novos públicos.
Divulgue nas redes sociais e localmente
Por último e não apenas para o happy hour: use as redes sociais para divulgação.
Crie postagens com fotos atraentes, vídeos curtos mostrando os preparos das bebidas ou pratos do cardápio especial. Faça parcerias estratégicas para ajudar no engajamento.
Se o seu negócio estiver em uma região movimentada, considere também banners ou cartazes visíveis na entrada do estabelecimento.
Sistema de gestão para happy hour
Agora que você já entendeu quais são as vantagens de criar um happy hour e anotou todas as dicas para aplicar em seu negócio, vamos para uma última recomendação: um bom sistema de gestão.
De que adianta você preparar o local para receber um público maior se não vai ter a organização necessária para atender todo mundo? Um sistema de gestão, como o Fomer, pode ser personalizado para a sua necessidade.
Em nossa plataforma, você encontra funcionalidades como:
- Comanda mobile;
- Vendas em PDV;
- Organização de mesas e comandas;
- Aplicativo próprio;
- Ficha técnica;
- Organização de estoque;
- Integração com balanças.
Entre outras funções que otimizam os processos de trabalho em seu bar ou restaurante.
Para saber como nosso sistema de gestão pode te ajudar na implementação de um happy hour de sucesso, entre em contato com os especialistas do Chef Fomer.