História da pizza: entenda sobre a origem e formas de negócio 

Poucos pratos têm a popularidade e versatilidade da pizza. Essa refeição simples, mas saborosa, é uma combinação de tradição e inovação que agrada paladares em todos os cantos do mundo, independente da cultura.

Compreender a origem e evolução da pizza é essencial para donos de pizzarias que desejam oferecer mais do que apenas uma refeição, mas criar uma experiência autêntica e cheia de tradição para os clientes.

“Tudo acaba em pizza”, mas como essa comida começou a se popularizar no mundo? 

Pensando nessa questão, o Chef Fomer preparou este artigo completo sobre a história da pizza e como ela se tornou uma fonte de renda para muitos empreendedores. 

foto de uma pizza em uma tábua de madeira

Onde surgiu a pizza? 

Antes de nos aprofundarmos na análise de lucro para vendas de pizza, vamos entender como surgiu essa opção tão conhecida hoje em cardápios de restaurantes.

Apesar do que muitos pensam, a pizza não surgiu na Itália. A história desse prato iniciou na Antiguidade, quando civilizações como a egípcia e a grega já assavam pães achatados e cobertos com ingredientes simples. Esses pães, na época, eram uma refeição prática e acessível para o povo. 

Entretanto, foi em Nápoles, na Itália, que a pizza começou a ganhar a forma que conhecemos hoje. A comida se popularizou entre os napolitanos, especialmente as classes mais pobres, que aproveitavam ingredientes locais e frescos para compor suas massas.

Popularização da pizza no Brasil

Se você é dono de restaurante, sabe que entender a origem da pizza é mais do que uma lição de história. Esse conhecimento permite criar uma narrativa autêntica para o prato, valorizando a tradição e, ao mesmo tempo, oferecendo uma experiência cultural que conecta os clientes a um conceito que atravessa séculos. Assim, vamos entender como a pizza se popularizou no Brasil. 

Em 1910 com a chegada de imigrantes italianos ao país, as pessoas passaram a conhecer a massa redonda assada com ingredientes em cima, ou melhor, dar um nome à isso. 

Entretanto, foi só aproximadamente em 1950 que os brasileiros aderiram essa opção em restaurantes e refeições em casa, até chegarmos aos dias de hoje: em que São Paulo é conhecida como a segunda cidade que mais consome pizzas no mundo. 

De acordo com a Associação das Pizzarias Unidas no Brasil, hoje, o país produz uma média de 1 milhão de pizzas por dia. Isso reflete na diversidade de sabores e formatos dessa comida que agrada quase todos os paladares. 

Pizzaria como negócio: dicas para se destacar 

Depois de entender um pouco sobre a história da pizza e sua popularização, vamos nos aprofundar na venda desse prato como negócio. 

Assim como outros setores do food service, a variedade de pizzarias e o gosto popular por esse alimento resultaram em um mercado competitivo e bastante diversificado. 

Para se destacar e conquistar um público fiel, é essencial encontrar formas de diferenciação que tragam valor ao cliente. Por isso, listamos algumas estratégias que podem ajudar sua pizzaria a se tornar referência em autenticidade, qualidade e experiência.

homem colocando uma pizza para assar no forno

Pizza artesanal

Um grande diferencial de sabor e valor agregado é a artesanalidade. Uma pizza artesanal tem o seu destaque desde a produção caseira da massa até o molho.

Por exemplo, as pizzarias que adotam esse estilo priorizam fermentação natural, farinhas especiais e ingredientes frescos, geralmente de fornecedores locais. 

Além de atrair um público que busca por autenticidade, essa opção oferece um diferencial de sabor e textura que pode ser o motivo pelo qual muitos clientes escolhem a sua pizzaria.

Pizza doce

As pizzas doces são muito procuradas no Brasil e podem ser uma forma de fidelizar clientes de todas as idades. Esse tipo de pizza permite uma criatividade ilimitada, com opções como chocolate, morango, doce de leite e até combinações mais exclusivas e brasileiras, como queijo e goiabada.

Rodízio

O rodízio é uma oportunidade para apresentar o maior número de sabores e também introduzir aos clientes novos estilos ou inovações que você tenha no cardápio.

Para se diferenciar, considere fazer rodízios temáticos, como “noite de pizzas italianas”, “rodízio de pizzas vegetarianas” ou até mesmo noites de pizzas com ingredientes gourmet. Personalizar a experiência e variar os temas pode fazer com que os clientes retornem com frequência para descobrir as novidades.

Cardápio variado

Atualmente, muitas pessoas buscam opções alimentares diferenciadas, seja por restrições alimentares ou preferências, como dietas veganas, low-carb ou sem glúten. Ter alternativas no cardápio, como massas sem glúten, queijos veganos e ingredientes mais leves, atrai um público que valoriza a saúde.

Experimente criar sabores únicos e até personalizar a experiência do cliente, oferecendo opções onde ele pode escolher os ingredientes da pizza. Divulgar o uso de insumos locais e frescos também agrega valor e fortalece a imagem da marca como defensora da qualidade.

Delivery de qualidade

Com o aumento da demanda por delivery, oferecer uma experiência diferenciada também para os pedidos entregues em casa é uma ótima estratégia. Invista em embalagens de qualidade que mantenham a pizza fresca e considere parcerias com plataformas de entrega locais para alcançar mais clientes.

Inclua, junto à pizza, pequenos detalhes que fazem a diferença, como uma embalagem bem-feita, acompanhamentos, instruções de aquecimento e até um cartão de agradecimento personalizado. Outra ideia é oferecer promoções exclusivas para clientes de delivery, incentivando a fidelização e a recorrência de pedidos.

Sistema de gestão para pizzarias 

Neste ponto, você compreendeu que diferenciar uma pizzaria em um mercado competitivo exige criatividade e um profundo entendimento do que os clientes valorizam. 

Seja oferecendo pizzas artesanais e autênticas, inovando com pizzas doces e temáticas ou apostando na personalização e na experiência de entrega, as possibilidades são inúmeras. Para que tudo isso seja consistente a longo prazo, investir em um sistema de gestão também pode ser um diferencial. 

O Fomer, por exemplo, pode ser personalizado para as necessidades da sua pizzaria. Algumas das funcionalidades da plataforma são:

  • Ficha técnica para insumos;
  • Comanda mobile;
  • Controle de mesas e comandas;
  • Integração com iFood;
  • Controle de estoque;
  • Aplicativo próprio;
  • Emissão de notas fiscais;
  • Gestão financeira.

Para saber como nosso sistema de gestão pode otimizar todos os processos dentro da sua pizzaria, entre em contato com um dos especialistas do Chef Fomer e faça um teste.

Compartilhe este artigo!