Em um setor com alta competitividade, como o alimentício, quem consegue se diferenciar sai na frente. A ideia de oferecer mimos para clientes é uma das maneiras de se destacar entre a concorrência.
Seja com brindes personalizados do restaurante ou apenas oferecendo descontos no cardápio, o cliente valoriza a experiência quando é memorável.
Por essa razão, o Chef Fomer preparou um artigo com as melhores dicas para diferenciar seu restaurante com mimos para clientes. Continue a leitura e aprenda a usar a criatividade para fidelizar seu público!
Quando oferecer mimos para clientes?
Antes de nos aprofundarmos em dicas de mimos para clientes em restaurante, vamos entender a importância e quando usar essa estratégia.
Segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) em 2023, existem 1,5 milhão de negócios em atuação no setor alimentício no Brasil. Ou seja, há possibilidades de mercado, mas há uma concorrência.
Por isso, brindes e pequenas cortesias são detalhes que podem surpreender e fidelizar as pessoas que frequentam seu estabelecimento, criando conexão com a marca e te diferenciando de outros restaurantes.
Assim, clientes satisfeitos têm maior probabilidade de recomendar o seu local para amigos e deixar avaliações positivas nas redes sociais.
Por essa razão, oferecer mimos para clientes é uma forma de diferenciar o seu negócio através de experiências memoráveis. Mas quando usar essa estratégia? Separamos algumas situações para isso:
Primeira compra
Notar a primeira compra ou visita de alguém ao seu restaurante causa uma boa impressão inicial e pode incentivar uma relação de fidelidade.
Aniversário
Reconhecer datas especiais como aniversário reforça o relacionamento com o cliente, mostrando que ele é valorizado.
Cardápio novo
Da mesma forma, oferecer amostras de pratos novos do cardápio incentiva os clientes a experimentarem em primeira mão, fazendo com que se sintam especiais.
Clientes frequentes
Demonstrar reconhecimento por clientes leais através de surpresas exclusivas fortalece aquele vínculo que já é natural.
Além disso, existem as situações em que os restaurantes oferecem brindes ou descontos para clientes que vivenciaram uma experiência negativa e buscam uma retratação, a fim de reverter a insatisfação.
Dicas de mimos para clientes em restaurante
Agora que você reconheceu a importância de oferecer mimos para clientes e quais são as situações estratégicas para isso, vamos às dicas que o Chef Fomer separou para o seu negócio.
Sobremesa
O clássico nunca erra. Imagine que o cliente vai até o seu restaurante no horário de almoço, intervalo do trabalho, pensando em ter uma refeição rápida, mas não espera pela sobremesa – embora queira muito.
Ao oferecer como mimo o doce do dia, seu estabelecimento já entra na lista de preferidos para o horário de almoço, já que ele sempre irá lembrar da ocasião inesperada e irá recomendar aos amigos do trabalho.
Bebidas
Outra dica de mimos para clientes é aquela bebida para acompanhar. Pode ser um drink, um suco ou até mesmo um café ou chá depois da refeição.
Quando é um brinde surpresa, todo cliente vai se sentir valorizado.
Dentro disso, também há a possibilidade de oferecer água potável gratuita, principalmente se em seu local há algum poço ou fonte de água livre.
Isso é comum em restaurantes de outros países, mas no Brasil, nem tanto. Seu estabelecimento pode se destacar entre a concorrência com esse detalhe.
Ingrediente adicional
Da mesma maneira, oferecer ingredientes adicionais também podem ser formas de mimos para clientes.
Essa estratégia pode funcionar em diversos tipos de negócio, como hamburgueria, pizzaria, sorveteria e até restaurante de prato feito.
Em uma pizzaria, por exemplo, você pode presentear o cliente com a borda recheada grátis.
Programa fidelidade
Embora programas de fidelidade não sejam necessariamente surpreendentes, eles têm o poder de criar experiências memoráveis e fortalecer a relação com os clientes.
Essa estratégia funciona ao oferecer uma recompensa para quem alcançar um número específico de compras ou atingir um valor acumulado de gastos no restaurante.
Por exemplo, um cliente pode ganhar uma pizza gratuita ao completar 10 pedidos ou ao atingir um determinado valor em consumo.
Essa promoção acumulativa incentiva os clientes a priorizarem o seu estabelecimento em vez de outros concorrentes, já que há a perspectiva de benefícios que recompensam sua fidelidade.
Desconto na próxima visita
Seguindo a mesma linha de raciocínio, outra ideia de mimo para cliente é oferecer desconto na próxima visita.
Isso incentiva a pessoa a frequentar novamente o estabelecimento, já que possui um cupom ou um valor a ser descontado na próxima compra.
Mimos para clientes em delivery
Neste ponto, você já teve algumas ideias de mimos para clientes que podem ser aplicáveis em seu estabelecimento com as nossas dicas. Porém, lembre-se de um detalhe extra, que também pode diferenciar seu negócio: os pedidos de delivery.
Se seu restaurante oferece serviço de entrega ou retirada, esse é um outro ponto de atenção.
Por essa razão, separamos algumas ideias que podem te ajudar nisso também:
- Sobremesa de cortesia: ofereça um doce pequeno, como brigadeiro, brownie ou uma fatia de bolo. Esse gesto simples encanta e aumenta a percepção de valor do serviço.
- Mensagem personalizada: adicionar um cartão com um agradecimento escrito à mão, ou até mesmo um recado impresso com frases personalizadas é uma forma simples e sem muito investimento de criar uma experiência acolhedora.
- Cupom de desconto: envie cupons promocionais para incentivar futuras compras e fidelizar clientes.
- Embalagens especiais: use embalagens criativas ou eco-friendly, que demonstrem cuidado e atenção aos detalhes.
- Chaveiro ou brinde utilitário: presentear o cliente com algo útil e simples, como um chaveiro, marcador de páginas ou adesivo, agrega valor à experiência.
- Mimos sazonais: ofereça itens temáticos, como um pão de mel com embalagem de Natal, um ovo de chocolate pequeno na Páscoa, ou bebidas geladas nos dias quentes.
Com ações como essas, você pode transformar uma simples entrega em um momento especial, fidelizando clientes e aumentando as chances de recomendações.
Sistema de gestão para restaurante
Agora você já sabe como sair na frente com mimos para clientes em seu restaurante, mas de que adianta todo esforço para fidelizar o público, se não existe uma experiência positiva no atendimento?
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O Fomer, por exemplo, possui funcionalidades completas como: comandas mobile, vendas em PDV, aplicativo próprio, integração com iFood, entre outras.
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