Restaurante Self-Service: vantagens e dicas para investir 

Para quem já trabalha no setor alimentício no Brasil ou deseja iniciar no ramo do empreendedorismo, abrir um restaurante self-service pode estar entre as opções. 

Esse é um modelo de estabelecimento versátil para pessoas que buscam uma refeição rápida e saudável, já que pode escolher entre diversas opções de comida. No Brasil, existem cerca de 200 mil restaurantes self-service, de acordo com dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes. 

Pensando nisso, o Chef Fomer preparou este artigo completo com dicas para abir um restaurante self-service, além de te mostrar se vale a pena ou não investir nesse setor. 

comidas servidas em buffet em um restaurante self-service

O que é restaurante self-service?

Antes de mais nada, vamos esclarecer o que é ou não é esse modelo de serviço. O restaurante self-service é aquele em que existe uma maior variedade de opções de alimentos expostas em balcão e a pessoa pode se servir à vontade. 

Dessa forma, os clientes podem se servir sem depender de um atendimento de garçom. Isso permite uma flexibilidade para o almoço, podendo ser algo rápido e prático. 

As comidas, então, ficam expostas em buffet. Existem aqueles restaurantes que cobram por quilo, fazendo com que as pessoas pesem o prato cada vez em que se servirem, enquanto outros restaurantes cobram um valor fixo por pessoa para consumir à vontade, independentemente das vezes.   

Setor de restaurante self-service no Brasil

Agora que você já entendeu como funciona esse modelo de restaurante, separamos alguns dados que podem te ajudar a decidir se vale a pena ou não investir nisso. 

O cenário dessa modalidade de estabalecimento no Brasil está em constante crescente, visto que as pessoas estão com a vida cada vez mais corrida e buscando por refeições rápidas. 

Dados de uma pesquisa feita pelo Sebrae mostram que 61% dos restaurantes no país trabalham com esse modelo de atendimento, enquanto 47% atendem apenas com self-service. 

Vantagens de abrir um restaurante self-service

Agora que você analisou como está o cenário brasileiro nessa modalidade de restaurante, separamos algumas vantagens que vão te ajudar a definir o ramo de negócio. 

Público diverso

O setor de self-service pode atrair uma variedade grande de públicos. Principalmente se está localizado em grandes centros da cidade e não possui ampla concorrência, existe espaço para diversificar.

Já que o cardápio é variado e pode mudar todos os dias, o cliente se sente livre para escolher o que prefere ou não. 

Diferente de um restaurante à la carte, em que as pessoas só têm as opções definidas no menu, o self-service garante essa variedade de opções e atende diferentes públicos. 

Maior rotatividade de mesas, maior chance de lucro

Por ser considerado um restaurante para refeição prática e rápida, as pessoas costumam ficar pouco tempo na mesa de um self-service, já que geralmente voltam para o trabalho depois do almoço.

Isso permite um fluxo maior de pessoas durante horários de pico e possibilita uma maior chance de lucro. 

Equipe menor 

Como o próprio nome diz, em um restaurante self-service o cliente se serve à vontade. 

Por essa razão, a equipe pode ser pequena, já que não precisaria de tantos garçons para atender os consumidores. 

Além disso, alguns estabelecimentos tornam o processo mais ágil ao solicitar que o cliente realize o pagamento diretamente com o atendente da balança, eliminando a necessidade de um espaço e um profissional exclusivo para caixa.

Produção mais simples 

Diferente de um cardápio à la carte em que você encontra vários pratos diferentes que são preparados individualmente para cada pedido, o self-service tem preparos em grande quantidade, de uma só vez. 

Ou seja, menor tempo de produção na cozinha e maior otimização do serviço. Ao invés de dedicar a produção de cada mesa, a cozinha fica responsável por repor as comidas disponíveis no buffet. 

Dessa forma, o restaurante self-service permite ter uma boa lucratividade com custos menores, de funcionários e produção. 

pessoa servindo seu prato de comida em um restaurante self-service

Dicas para abrir um restaurante self-service

Agora que você compreendeu algumas vantagens do restaurante self-service, confira algumas dicas que separamos para você que deseja abrir o seu próprio estabelecimento. 

Planejamento

Assim como qualquer estabelecimento, o primeiro passo é o planejamento. Desde o plano de negócio até o dia a dia de trabalho, é preciso avaliar quais são as etapas necessárias até a abertura do seu restaurante self-service. 

Por isso, busque inspirações para o nome da marca, opções de comida que irá servir, decoração do espaço, entre outras questões.

Essa também é a etapa de planejamento financeiro. Analise quais serão os investimentos iniciais e o custo necessário mensalmente. 

Dessa forma, você consegue avaliar as possibilidades de lucro e quais serão os processos do trabalho. 

Estude o mercado

Outra dica essencial é estudar o mercado de restaurante self-service. Aqui, trouxemos um resumo desse cenário no Brasil, mas é essencial entender como é e se existe concorrência na cidade em que você deseja abrir um negócio. 

Assim, é possível entender quais diferenciais o seu estabelecimento pode oferecer em relação aos outros. 

Limpeza e higiene

Como todos os negócios do ramo de alimentação, é fundamental seguir as regras da Vigilância Sanitária para restaurantes, principalmente para self-service. 

O modelo de buffet apresenta diversas vantagens, mas exige atenção redobrada quanto à exposição dos alimentos. É fundamental manter as opções frias devidamente refrigeradas e as opções quentes em recipientes adequados para conservar a temperatura.

Afinal, a contaminação dos alimentos é um risco sério. Por isso, é indispensável cuidar de todas as etapas, desde a manipulação até o preparo, garantindo higiene e segurança.

Sistema de Gestão para restaurante self-service

Depois de analisar as vantagens e as dicas que separamos para abrir um restaurante Self-service, saiba que o processo pode ser ainda mais facilitado. 

Com um sistema de gestão personalizado para o seu estabelecimento, como o Fomer, as funções do dia a dia são integradas e otimizadas em um só lugar. 

  • Organização de estoque;
  • Ficha técnica;
  • Comanda mobile;
  • Vendas diretas no balcão;
  • Integração com balanças. 

Para saber mais sobre como uma plataforma como a nossa pode ajudar no seu restaurante self-service, entre em contato com um dos especialistas do Chef Fomer e faça um teste grátis!

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