Se você é proprietário ou deseja começar a empreender com um restaurante, reconhece que o iFood é a maior plataforma de delivery da América Latina e transforma a forma como os estabelecimentos alcançam seus clientes.
Para garantir que esses negócios tenham sucesso e mantenham operações fluidas, o suporte do iFood desempenha um papel fundamental.
Sendo assim, a eficiência e a qualidade desse contato oferecido se tornaram um diferencial para quem deseja maximizar seus resultados e resolver eventuais problemas com agilidade.
Pensando em ajudar empreendedores de food service, o Zendar preparou este artigo explorando a importância do suporte do iFood para os restaurantes, como ele funciona, seus principais canais e a relevância de integrar a plataforma ao sistema de gestão.

Importância do suporte do iFood para restaurantes
Antes de nos aprofundarmos nas formas de entrar em contato com o iFood, vamos entender a importância de um suporte adequado para restaurantes, para que seu negócio tenha ainda mais sucesso.
Operar um restaurante em uma plataforma como o iFood requer atenção a diversos detalhes: desde a configuração inicial, passando pela gestão dos pedidos, até a análise de desempenho.
Assim, o suporte eficaz é fundamental para garantir que qualquer dúvida ou problema seja resolvido rapidamente, evitando prejuízos e insatisfação dos clientes. Dentro disso, as situações vão desde dificuldades durante o pedido, até ajuda para o pós-atendimento.
Um atendimento ágil evita que o restaurante perca possíveis vendas ou tenha problemas operacionais prolongados, o que pode impactar negativamente a reputação do negócio.
Dessa forma, garantir que o restaurante tenha fácil acesso ao suporte da plataforma é uma peça-chave para o sucesso a longo prazo.
Nos dias atuais, o iFood conta com mais de 500 mil chamados por mês e 68% são resolvidos pela plataforma. No entanto, algumas pessoas ainda relatam ter dificuldade ao buscar ajuda com a central. Por isso, separamos algumas formas de entrar em contato com a empresa a seguir.
Principais canais de suporte oferecidos pelo iFood
O iFood oferece diferentes canais de suporte para os restaurantes parceiros. Isso permite que eles possam obter ajuda conforme a necessidade e o perfil de cada estabelecimento. A seguir, você pode entender sobre os principais:
Central de Ajuda
A Central de Ajuda é o ponto de partida para a maioria das questões.
No próprio portal ou aplicativo do iFood para restaurantes, os gestores podem acessar uma base de conhecimento, com artigos e tutoriais detalhados sobre as principais dúvidas que surgem no dia a dia. Desde como configurar horários de funcionamento, ajustar o cardápio até dúvidas sobre comissões e faturamento.
Sendo assim, esse canal é ideal para questões simples, com possibilidades de soluções de forma autônoma. Além disso, o iFood atualiza a Central de Ajuda constantemente, garantindo que os gestores tenham acesso às informações mais recentes.
Chat
O chat do iFood é outra ferramenta que os restaurantes utilizam frequentemente. Ele oferece um atendimento em tempo real para resolver problemas mais imediatos, como dificuldades com pedidos em andamento ou com a plataforma.
Assim, por ser rápido e acessível diretamente do portal do restaurante, o chat se destaca como um dos canais preferidos pelos gestores.
A interação via chat, além de ser mais ágil, permite a resolução de problemas que demandam uma intervenção imediata, como dificuldades técnicas ou problemas com o recebimento de pedidos em andamento.
Chamado
Para resolver situações mais burocráticas como cadastro de loja, alterações contratuais, cancelamentos e avaliações, a forma de contato recomendada é abrir um chamado através do portal do parceiro.
O prazo médio de resposta para esse tipo de suporte é de até 72 horas.
Benefícios de um bom suporte para o sucesso do restaurante
Nesse ponto, você já compreendeu a importância de um bom atendimento de plataformas para restaurante, agora, vamos citar alguns benefícios disso a longo prazo.
Um suporte eficiente, tanto do iFood quanto dos sistemas de gestão para delivery, oferece inúmeros benefícios aos estabelecimentos:
- Agilidade na resolução de problemas: acesso rápido a uma ajuda técnica reduz o tempo de inatividade e minimiza possíveis prejuízos.
- Aumento da eficiência operacional: com a integração entre o iFood e sistemas de gestão, os processos são automatizados, permitindo que os gestores foquem em melhorar a experiência do cliente.
- Melhor gerenciamento de vendas: um suporte que acompanha o crescimento do restaurante permite que o negócio se expanda de maneira sustentável, com soluções adequadas para cada fase.
Sendo assim, seja através da Central de Ajuda, do chat ou de um chamado, o suporte oferecido pelo iFood é uma peça chave para o sucesso dos restaurantes no cenário atual de delivery.

Suporte do iFood para entregadores
Se você atua como entregador cadastrado ao iFood, a plataforma também oferece o suporte necessário.
Aos profissionais, a plataforma também disponibiliza uma espécie de FAQ com perguntas e respostas frequentes.
Além disso, em casos mais específicos, o iFood também oferece um espaço para acionar dúvidas diretas no portal do entregador do aplicativo.
Integração do iFood com Sistema de Gestão
Além do suporte oferecido diretamente pelo iFood, a integração com sistemas de gestão, como o Fomer, facilita ainda mais os processos dos restaurantes.
O Fomer pode ser personalizado para as necessidades do seu negócio, otimizando a administração de pedidos, estoque, delivery e relatórios financeiros.
Ao integrar o iFood com o Fomer, o restaurante automatiza diversos processos, reduzindo erros e aumentando a eficiência operacional.
Uma das principais vantagens dessa integração é a centralização de informações. Ao conectar o iFood ao Fomer, os pedidos realizados na plataforma de delivery são automaticamente registrados no sistema, em uma única tela.
Dessa forma, evita a necessidade de inserir manualmente os dados de cada pedido, reduzindo a possibilidade de erros e acelerando o processo de atendimento.
Portanto, ao integrar o iFood com sistemas de gestão como o Fomer, os restaurantes podem otimizar ainda mais sua operação, garantindo que o foco esteja sempre na satisfação do cliente e no crescimento do negócio.
Se você tem dúvidas sobre como nossa plataforma ajuda nos processos do seu restaurante, entre em contato com um dos especialistas do Chef Fomer.