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Restaurante à la carte: entenda o que é e como funciona 

Empreender faz parte das suas metas? O setor alimentício pode ser um bom investimento. Quando o assunto é abrir um restaurante, as opções de negócio são variadas: self-service, por kg, buffet, prato feito… Entretanto, ao contrário do que muitos pensam, o modelo de restaurante à la carte é diferente de um restaurante comum com cardápio.

Pensando nisso, neste artigo vamos explicar o que é um restaurante à la carte e como funciona esse tipo de serviço. Continue a leitura para decidir se essa é a melhor opção para empreender. 

O que é um restaurante “à la carte”?

Garçom segurando uma bandeja com um pedaço de bolo

Antes de nos aprofundarmos nas funcionalidades desse tipo de serviço, vamos entender o seu nome. A expressão “à la carte” é da língua francesa, com o significado literal de “como está no cardápio”, ou “como lista o cardápio”. Dessa forma, é muito usada em âmbito gastrônomico. 

Assim, um restaurante à la carte possui uma alta variedade de opções no cardápio, porém, cada item tem o seu preço estipulado. Ao contrário de estabelecimentos que oferecem um menu completo com muitas opções de pratos completos, a experiência do serviço à la carte faz com que o cliente escolha cada preparo do seu jantar ou almoço por diferentes valores. 

Por exemplo, porções separadas de: arroz, feijão, carne da escolha, salada. Ou, um menu criado para degustação completa, como entrada, prato principal e sobremesa, com preços separados. 

Uma característica de restaurante à la carte é possuir um cardápio extenso, para que o cliente possa escolher entre diferentes combinações de comidas e bebidas. 

Como funciona um restaurante “à la carte”?

Agora que você já diferenciou um restaurante à la carte com outros tipos, vamos entender como funciona. 

Quem busca um serviço à la carte, normalmente, está a procura de uma experiência diferente. Por isso, é fundamental que seu planejamento de negócio esteja alinhado com as expectativas do cliente. 

O primeiro passo para isso é na hora da idealização do restaurante. Especialize-se em um tipo de culinária para se destacar dos outros e atrair quem você deseja. 

Em seguida, é preciso definir qual será o público do seu estabelecimento: você busca um estilo sofisticado ou mais popular? Ao responder perguntas como essa, você passa a entender qual tipo de prato pretende oferecer e quanto deve cobrar ou não por isso. 

Quem busca esse tipo de restaurante, muitas vezes está atrás de um um serviço personalizado e deseja consumir algo diferente do comum. Por isso, esse formato de estabelecimento também se destaca por oferecer um serviço à mesa, com garçons à disposição dos consumidores, explicando sobre pratos e oferecendo recomendações. 

Como dito no tópico anterior, o restaurante à la carte se destaca ao garantir exclusividade em algumas opções do menu. Defina um cardápio completo com entrada, prato principal e sobremesa que podem agradar todos os paladares. 

Além disso, conte com a sazonalidade do clima para oferecer opções exclusivas com determinados alimentos em algumas épocas do ano. Cada detalhe é pensado para fidelizar o cliente ainda mais. 

Dicas para abrir um restaurante à la carte 

Neste ponto, você já entendeu o que é e como funciona um restaurante à la carte. Agora, vamos nos aprofundar em dicas para você definir se essa é uma opção de negócio interessante para investir. 

Notebook em cima de uma mesa com planilhas na tela

Planejamento 

Assim como todo tipo de empresa, o primeiro passo para abrir é se planejar. Desenvolva um plano de negócios que te ajude a entender o que deseja transmitir com esse empreendimento: busque definir quais são os valores e a missão do negócio, além de calcular custos iniciais e investimentos futuros. 

O segundo passo do planejamento é a pesquisa de mercado. Para isso, analise a demanda local e a concorrência para poder definir o seu público-alvo de forma assertiva. 

Localização 

Após finalizar as primeiras etapas de planejamento, chegou a hora de pesquisar qual é o melhor local para abrir seu restaurante à la carte.

É preciso levar em consideração a visibilidade, o fluxo de pessoas, acessibilidade, além de buscar entender quais licenças e documentações são necessárias para abrir um estabelecimento de culinária no lugar que você deseja. 

Conceito 

Este é o momento de tirar as ideias do papel. Definir o conceito, o cardápio e o tipo de gastronomia que deseja oferecer pode ser a etapa mais desafiadora do processo de abertura de um restaurante à la carte. 

Isso porque, a estruturação do cardápio também pode ser a peça-chave para garantir que seu estabelecimento seja bem recebido pelo público ou não.  

Sendo assim, realize esse passo com tempo e muito estudo. Busque autenticidade e estratégias que te ajudem a atrair clientes certos. 

Organização de estoque 

Agora que você analisou algumas dicas para dar o primeiro passo e abrir um restaurante à la carte, chegou o momento de entender um dos principais pontos no dia a dia de trabalho: organização de estoque. 

Esse formato de estabelecimento, por trabalhar com um cardápio variado de opções, em algum momento corre o risco de faltar ingredientes. Para evitar isso, é fundamental manter um controle de estoque atualizado. 

Com essa etapa de trabalho definida, você garante que não haja excesso de itens que causam desperdício, além de sempre oferecer o cardápio completo, na quantidade certa, para os clientes. 

Sistema de gestão para restaurantes 

Uma forma otimizada e assertiva de organizar estoques é através de sistemas de gestão, como o Fomer, especializado em estabelecimentos de food service. Com ele, é possível atualizar em tempo real os itens que saem ou que entram na cozinha, organizando as necessidades de compra. 

Imagem de frente de uma mulher recebendo o pagamento no caixa de uma padaria

Além disso, com uma plataforma personalizada para o seu negócio, você pode alinhar todas as etapas de trabalho dentro de um restaurante à la carte, agilizando o atendimento e impulsionando suas vendas. Algumas das funcionalidades de um sistema de gestão para restaurantes são: 

  • Controle de mesas e comandas;
  • Delivery organizado com aplicativo próprio;
  • Integração com iFood;
  • Comanda mobile para garçom;
  • Cadastramento de ficha técnica para pratos e insumos;
  • Emissão de notas fiscais. 

Agora que você já entendeu o que é e como funciona um restaurante à la carte,  conheça como o nosso sistema ERP pode auxiliar na organização do trabalho. 

Quer fazer um teste e entender como utilizar a plataforma? Entre em contato com um dos especialistas do Chef Fomer!  

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