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Gastrobar: entenda como funciona e se vale a pena abrir um

Nem bar, nem restaurante. O gastrobar é uma opção de empreendimento para quem não sabe qual lado escolher para se especializar: a comida ou a bebida. É provável que exista alguns estabelecimentos assim na sua cidade e que você até tenha frequentado, mas já pensou se vale a pena investir em um? 

Para você entender melhor sobre essa vertente do segmento de food service, o Chef Fomer preparou este artigo completo sobre gastrobar: entenda como funciona e se vale a pena abrir um.  Continue a leitura! 

O que é e como funciona um gastrobar? 

Homens brindando com copos de cerveja em um pub

Gastrobar, em seu significado literal, é a junção de gastronomia (restaurante) e bar. A principal ideia é oferecer pratos de alta qualidade, com variedades de bebidas, que podem ser coquetéis modernos, cervejas artesanais, vinhos ou destilados premium. 

Esse conceito começou a ganhar popularidade na Europa, como na Espanha e no Reino Unido, e rapidamente se espalhou para outras partes do mundo. Embora pareça uma ideia inovadora, o primeiro gastrobar foi idealizado em Londres, no ano de 1991 e existe até os dias atuais: The Eagle

Hoje, no Brasil, gastrobares são conhecidos por inovarem tanto na cozinha quanto na seleção de bebidas, buscando sempre surpreender o paladar dos consumidores. Sendo assim, essa é uma experiência diferenciada para o público-alvo que frequenta. 

Ou seja, diferente de bares comuns que servem porções e aperitivos, o gastrobar busca oferecer uma gastronomia completa, com cardápio diferenciado e itens com maior tempo de preparo.  

Frequentar esse ambiente parece trazer um bom custo-benefício aos consumidores. E investir nesse tipo de estabelecimento, será que vale a pena? 

Dicas para abrir um gastrobar

Agora que você já entendeu o que é um gastrobar, vamos para dicas que te fazem ter a certeza de abrir um.

Assim como em outras empresas, alguns passos podem te ajudar na hora de iniciar no empreendedorismo. A seguir, veja uma lista básica de como começar a organizar o seu negócio de food service

Planejamento 

Essa é a primeira etapa para colocar em ação qualquer ideia: o planejamento. Seja um planejamento de nome, cardápio ou itens mais estratégicos, uma tarefa essencial para esse passo é a pesquisa de mercado. 

Principalmente no segmento de food service, é fundamental pesquisar as concorrências e os empreendimentos que podem prejudicar o avanço do seu negócio. 

Sendo assim, ao pensar em gastrobar, é preciso ter em mente ideias inovadoras para se destacar. Se sua cidade for pequena e já existe outro estabelecimento na área, busque um diferencial para oferecer aos seus consumidores e criar sua própria audiência. 

Orçamento 

Após definir as metas, missão e valores da empresa, chegou a hora de analisar o investimento inicial e a longo prazo para tirar todo seu planejamento do papel.  

Nesta etapa, lembre-se de colocar todos os gastos em cálculo para a abertura de um gastrobar, desde móveis e equipamentos necessários, até salários de funcionários e documentações mensais. 

Após a inauguração do seu negócio, é essencial investir em um sistema ERP para controlar o orçamento total do dia a dia. Com uma plataforma de gestão, você pode organizar o fluxo mensal, utilizando relatórios para contas a pagar ou receber, fluxo de caixa, extratos bancários e DRE.

Localização

Junto ao orçamento, também entra o tópico de localização. Além de analisar qual valor será investido inicialmente em seu gastrobar, para assim, escolher o melhor lugar, é preciso ter em mente alguns pontos na hora da decisão final:

  • Ser um ambiente movimentado, com outros comércios e de fácil acesso;
  • Fluxo de pessoas;
  • Visibilidade do local; 
  • Segurança;
  • Estacionamento acessível na rua ou próprio;
  • Documentações necessárias para aquele local.  

Após essa análise, exercite o seu lado criativo para imaginar um gastrobar autêntico e inovador no lugar que você escolheu. É possível idealizar? Então, pode ser possível realizar também. 

Organização de estoque 

Agora que você já viu algumas dicas para abrir um gastrobar, vamos nos aprofundar em um passo importante depois da abertura da sua empresa: a organização de estoque. 

Se pararmos para pensar no estoque de um bar, os produtos, na maioria das vezes, são não-perecíveis, como bebidas que podem ficar à temperatura ambiente sem necessidade de grande conservação. 

Entretanto, manter um gastrobar exige um cuidado maior, já que os itens necessários vão além de bebidas, incluindo alimentos que podem ser até difíceis de encontrar, dependendo da culinária escolhida. 

Por isso, é fundamental aprender a controlar o estoque de maneira otimizada e em tempo real. Dessa maneira, você evita desperdícios de produtos em excesso e impede a falta de alimentos necessários para os preparos do cardápio. 

Vale a pena investir nesse segmento de food service

Depois de analisar as dicas para abrir um gastrobar, vamos nos aprofundar no custo-benefício de investir nesse segmento. 

Como foi abordado no tópico de planejamento, para saber se vale a pena investir nesse nicho de food service é necessário realizar uma pesquisa de mercado aprofundada. 

Assim como outros negócios no ramo de alimentação, é preciso investigar as oportunidades de crescimento e os possíveis desafios que podem surgir no meio do caminho. 

Entretanto, vimos que o gastrobar é um ambiente atrativo para quem busca uma experiência integrada de gastronomia e bons drinks. Existem estratégias que podem tornar seu negócio autêntico e convidativo, como por exemplo: investir em cervejas internacionais, criar um cardápio exclusivo para Happy Hour, fazer eventos sazonais. 

Quem consome esse tipo de estabelecimento está em busca de algo diferente, além de um bar comum ou um restaurante que serve bebidas alcoólicas. Por isso, estimule sua criatividade empreendedora e inove nas ideias. 

Como um sistema de gestão ajuda em um gastrobar 

Agora que você já sabe o que é um gastrobar e se vale a pena ou não seguir as dicas para investir nisso, veja como um sistema de gestão pode facilitar o processo. 

O Fomer é especializado em gestão de restaurantes e segmentos de food service, ou seja: possui funcionalidades específicas que vão otimizar o dia a dia de trabalho, agilizando o atendimento e destacando seu negócio da concorrência. 

Entre as formas de organizar o fluxo de um gastrobar, um sistema de gestão auxilia em: 

  • Controle de pedidos com mesas e comandas;
  • Lançamentos de pedidos direto do balcão;
  • Comanda mobile para garçom;
  • Aplicativo próprio para delivery;
  • Ficha técnica para preparo de pratos e controle de insumos;
  • Emissão de documentos fiscais.

Para saber mais sobre como nosso sistema ERP pode ajudar no seu negócio de gastrobar, entre em contato com um dos especialistas do Chef Fomer

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