Pratos executivos, prato feito ou até prato comercial. Seja qual nome for, você já ouviu e até consumiu essa refeição em um restaurante. No Brasil, essas opções de pratos são consideradas de baixo custo e mais práticas para o dia a dia de um trabalhador.
Se você é dono de um estabelecimento de food service ou pretende abrir o seu próprio restaurante, incluir uma seleção de pratos feitos no cardápio pode ser a escolha certa para lucrar mais, investindo menos.
Pensando nisso, o Chef Fomer preparou este artigo com 5 ideias de pratos executivos para restaurante. Continue a leitura para aprender a montar o seu menu semanal, precificar e otimizar o seu trabalho!
Como montar um prato executivo completo
Se você ainda não conhece o prato executivo ou “PF”, essa é a opção de refeição já pronta em um restaurante, ou seja, o cliente não escolhe os ingredientes que deseja consumir, como em um serviço de buffet.
Por isso, é fundamental entender como montar uma refeição executiva ideal para agradar o seu consumidor em todos os preparos.
Caso já tenha um estabelecimento de sucesso, busque entender quais opções de ingredientes saem mais: batata frita, mandioca, polenta, frango. Crie um cardápio executivo com essas escolhas mais pedidas.
Dessa forma, você fideliza ainda mais os consumidores que já têm os itens preferidos do seu restaurante.
Para quem está iniciando agora no ramo de culinária, é essencial entender a base de um prato executivo: 1 carboidrato, 1 leguminosa, 1 proteína, salada ou legumes. Essa é a combinação certa para uma refeição completa. A ideia é trazer muita comida caseira e sabor, em um preço acessível.
Veja 5 ideias de pratos executivos para restaurantes
Agora que você já entendeu qual é a base de um bom prato executivo, vamos às 5 ideias de combinações mais pedidas em restaurantes.
Entre carboidratos, você pode escolher: arroz, macarrão, purê de batata ou mandioca. Já em leguminosas, é possível variar o feijão e escolher grão-de-bico ou lentilha, por exemplo. As opções de proteínas são variadas, assim como saladas e legumes.
Algumas ideias de pratos executivos que são muito pedidos:
1. Estrogonofe de carne ou frango
Acompanha arroz e batata frita, com uma salada de alface e tomate;
2. Tutu de feijão
Lombo de porco, arroz e tutu de feijão, com couve refogada.
3. Bife bovino
O clássico “PF brasileiro”. Acompanha arroz, feijão, batata frita, ovo frito e salada.
4. Berinjela à parmegiana
A opção executiva vegetariana. Com molho vermelho e queijo, acompanha arroz, feijão (opcional), batata palha e salada.
5. Mini Feijoada
Uma porção mais simples da clássica feijoada em um preço executivo. Acompanha arroz, farofa, couve refogada e vinagrete.
Custo e precificação
Essas são 5 ideias de pratos executivos para restaurantes com baixo custo de insumos, com ingredientes adaptáveis que podem ser adquiridos de produtores locais e preparados em pouca quantidade.
Entretanto, montar um PF de qualidade exige um planejamento por trás do sabor. É preciso analisar os custos de cada produto, rendimento, e possibilidades de lucro.
Para isso, é fundamental entender as formas de precificação justa e competitiva para estabelecimentos que oferecem pratos executivos. Separamos três dicas para te ajudar nesse processo:
Lista de ingredientes: com uma ficha técnica de todos os ingredientes necessários para preparar pratos executivos, você consegue visualizar melhor na hora do orçamento e cálculo de preço. Parece claro, mas é preciso incluir itens principais como carne, arroz, feijão, salada e os secundários, como temperos, óleo, sal.
Quantidades e preços: defina a quantidade de cada ingrediente usada para um prato e o custo unitário desses ingredientes. Por exemplo, se você compra 1 kg de arroz por R$ 5,00 e usa 200 g por prato, o custo do arroz por prato é R$ 1,00.
Desperdício: considere o desperdício e as perdas durante o preparo. Estime um percentual de perda e adicione ao custo total dos ingredientes para obter um valor mais realista.
A partir disso, é preciso somar os custos de todos os ingredientes para obter o custo total de insumos para o prato executivo. Este valor é a base para entender o custo do prato, além da mão de obra.
Vantagens de ter pratos executivos no restaurante
Sabemos que os consumidores optam por pratos executivos, na maioria das vezes, por conta do valor mais baixo que uma opção à la carte. Da mesma forma, algumas pessoas possuem uma rotina corrida no trabalho e decidem por um pedido mais prático na hora da escolha no cardápio.
Por isso, entre as vantagens de incluir pratos executivos no seu restaurante está aumentar a cartela de clientes, já que você pode atrair diversos públicos de diferentes classes, mesmo se já tiver um foco bem estruturado de gastronomia.
Sendo assim, com um almoço executivo é possível alcançar maior reconhecimento do seu estabelecimento.
Uma ótima maneira de aumentar ainda mais a visibilidade do seu negócio é oferecer as opções executivas em uma plataforma de Delivery, assim, seu consumidor pode adquirir a sua refeição de qualquer lugar.
Além disso, uma outra vantagem é a otimização de tempo de produção. Com um cardápio fixo, os preparos da sua cozinha se tornam mais organizados de acordo com a demanda do público.
Isso porque, aos poucos, você passa a ter controle dos pratos executivos mais pedidos ou não, e assim, facilita a produção.
Consequentemente, oferece um atendimento mais rápido. Tudo isso reflete na fidelização de clientes satisfeitos e maiores chances de recomendação.
Como otimizar vendas de pratos executivos
Agora que você já entendeu como montar um prato executivo, com ideias de refeições mais pedidas e dicas de precificação, chegou a hora de descobrir como otimizar ainda mais as vendas do seu restaurante.
Um sistema de gestão especializado para food service, como o Fomer, pode facilitar o seu dia a dia de trabalho. Com a nossa plataforma, você consegue ter controle total do seu estoque, garantindo que todos os pratos sejam executados com os ingredientes necessários, sem sofrer com excesso ou falta de itens.
Entre as funcionalidades disponibilizadas pelo sistema de gestão, você encontra:
- Ficha técnica para controle insumos;
- Aplicativo próprio;
- Controle de mesas e comandas;
- Comanda mobile;
- Vendas em PDV.
Com uma plataforma própria para o seu negócio, todas as funções dentro de um restaurante podem ser organizadas e adaptadas para o melhor funcionamento de trabalho. Entre em contato com um dos especialistas do Chef Fomer e saiba mais sobre nosso sistema!