Logo Fomer Rosa

Como montar um cardápio para restaurante? Veja 6 dicas práticas 

Se você tem ou deseja abrir um restaurante, um dos primeiros passos é desenvolver o menu que irá oferecer aos clientes. Apesar de parecer uma tarefa simples, montar um cardápio para restaurante vai além de listar pratos disponíveis. 

É um processo estratégico que envolve a identidade do estabelecimento, as preferências dos consumidores, e a eficiência na hora da produção. 

É fundamental ter em mente que um cardápio bem elaborado não só atrai clientes em potencial, mas também desempenha um papel importante na experiência gastronômica oferecida.

Pensando nisso, o Chef Fomer preparou este artigo completo para te ajudar nessa importante etapa ao abrir o seu negócio de food service. Continue a leitura para saber como montar um cardápio para restaurante, com 6 dicas práticas

Importância de saber montar um cardápio para restaurantes

Antes de analisar quais as dicas para começar a montar um cardápio, é essencial entender a importância de aprender isso. 

Uma boa seleção de pratos para o seu restaurante auxilia na maximização dos lucros, podendo agregar mais valor ao seu trabalho, além de trazer a diferenciação no competitivo mercado da gastronomia.

Sendo assim, para muitos clientes, o cardápio é a primeira interação real com o restaurante, é através dele que o consumidor decide ir ou não até um estabelecimento. 

Além de ser um guia que orienta as escolhas de refeições, o cardápio também influencia a percepção sobre a qualidade do serviço, dos preparos e do valor investido no momento da alimentação, de acordo com o custo-benefício dos ingredientes ali citados. 

Veja 6 dicas para montar um cardápio para restaurante 

Agora que você entendeu a importância de desenvolver um bom cardápio para o seu restaurante, vamos nos aprofundar às 6 dicas para criar um menu que não só atraia, mas também fidelize seus clientes, proporcionando uma experiência memorável e única.

1. Defina o tipo de culinária

Quem está planejando abrir um restaurante, provavelmente, já tem em mente com qual tipo de culinária deseja trabalhar. Sabemos que o ramo de food service tem uma alta competitividade, mas escolher um foco de atuação pode te ajudar a criar exclusividade, identificação e atrair uma audiência personalizada. Por exemplo: culinária japonesa, mexicana ou italiana. 

Entretanto, muitas pessoas que já possuem um estabelecimento de food service se sentem perdidas na hora de focar em um só tipo de comida. Um cardápio bem variado é fundamental, mas buscar a diferenciação da concorrência também é necessário. 

2. Analise o cardápio dos concorrentes

Não só na hora de montar o cardápio, a análise de concorrentes é um passo importante para idealizar o seu negócio. 

O que falta? O que já tem em excesso? Onde você pode se destacar? Essas são algumas perguntas que podem te ajudar a criar um menu diferenciado, com oportunidades de crescimento e fidelização de clientes. 

Por isso, busque focar em ingredientes inovadores, preparos e receitas únicas. Um exemplo de como você pode se destacar, caso seu restaurante seja uma hamburgueria e na sua cidade já tenha muitas opções: desenvolva um molho especial para acompanhar a batata frita ou até mesmo no lanche. 

3. Conheça seu público

Depois de analisar o cardápio dos concorrentes, você chega no momento de encontrar sua própria audiência. 

Para todas as etapas do seu restaurante funcionarem, é essencial conhecer o seu público-alvo. Desde classe social, até gostos gastrônomicos e interesses musicais, tudo é válido na hora da análise detalhada. 

Para isso, identifique quais são os pontos negativos ou de destaques em outros estabelecimentos da sua cidade. Quando o assunto é atendimento ao cliente para suporte de cardápio, por exemplo: o garçom explica quais ingredientes vêm no lanche escolhido?

Dessa forma, você busca compreender o que pode ou não fazer sentido em seu restaurante.   

Ainda, pesquise quais são as necessidades dos consumidores em relação a diversidade de refeições oferecidas nos cardápios, do que eles sentem falta e o que eles pensam que já têm muitas opções.  

4. Estude pontos positivos e negativos de preparos

Outra etapa fundamental na hora de montar o seu cardápio é estudar os preparos de cada prato escolhido. 

Algumas receitas demandam mais tempo de preparo, o que pode atrapalhar a organização e o atendimento do seu restaurante. 

Além disso, é essencial avaliar os preços dos ingredientes que você deve utilizar, para que se encaixem no estilo de estabelecimento que você deseja abrir. Se a sua audiência for classe média, é interessante buscar pratos que façam sentido para essas pessoas consumirem. 

Para essa etapa, desenvolver uma ficha técnica é uma forma de manter o controle de gastos dos preparos do seu cardápio. 

5. Precifique de forma justa

Após entender os preparos de cada prato, busque estudar as formas de precificar o seu trabalho. 

É essencial entender a diferença entre preço e valor para que você consiga mensurar os gastos de materiais, mão-de-obra e do estabelecimento como um todo. 

6. Fotografe com qualidade

Já ouviu o ditado: “as pessoas comem primeiro com os olhos”? No ramo de food service isso é uma verdade concreta. Por isso, o recomendado é colocar fotos reais dos seus pratos no cardápio. 

Sendo assim, produza fotos de qualidade que façam com que os consumidores sintam desejo pelas comidas que você vende.

Percebeu que todas essas dicas estão relacionadas? Ao seguir esses passos, você é capaz de montar um cardápio de qualidade para o seu restaurante, agradando o consumidor ideal, fidelizando sua audiência e se diferenciando da concorrência. 

Além de ser uma boa ferramenta de marketing, o cardápio também é um documento operacional fundamental. Ele guia a preparação na cozinha, ajuda na gestão de estoques e no controle de gastos

Um cardápio eficiente pode otimizar processos, reduzir desperdícios e garantir que cada prato servido mantenha o padrão de qualidade esperado pelos clientes.

Como um sistema de gestão ajuda em restaurante 

Um sistema de gestão pode agregar à organização do seu restaurante, inclusive, do cardápio. O Fomer, por exemplo, é especializado em food service e possui todas as funcionalidades que você precisa no dia a dia de trabalho. 

  • Aplicativo próprio para cardápio online;
  • Ficha técnica;
  • Controle de estoque;
  • Integração com iFood;
  • Uma única tela para organizar o delivery. 

Para facilitar ainda mais o seu serviço e o atendimento de cliente, conte com o nosso sistema de gestão. Entre em contato com um dos especialistas do Chef Fomer e faça um teste com a nossa plataforma.

Compartilhe este artigo!