Você pode não estar familiarizado com a expressão “Take-away”, mas provavelmente já utilizou esse serviço. O Delivery e o Drive-Thru são mais populares, mas provavelmente você não sabe quais os melhores formatos de entrega para aplicar em seu negócio.
Pensando nisso, neste artigo, vamos abordar diferenças entre esses modelos de pedido e dicas para você identificar a melhor opção para o seu negócio. Para entender a diferença entre Delivery, Drive-Thru e Take-away e aprenda a aplicá-los, continue a leitura!
Qual a diferença entre Delivery, Drive-Thru e Take-Away
Esses formatos de entrega já eram muito comuns para estabelecimentos de alimentação, porém, com a pandemia de Covid-19 que vivenciamos em 2020, outros segmentos de negócios também passaram a oferecer esses tipos de serviços, como mercados, lojas de roupas, farmácias, entre outros. Mas você sabe a diferença entre eles?
O Delivery é o processo mais prático para o cliente realizar um pedido virtualmente, por telefone ou aplicativo de entrega, e receber o pedido em um local desejado. Seja para restaurantes ou outros nichos de trabalho, é um serviço cada vez mais procurado pelos consumidores.
Já o Drive-Thru, famoso em estabelecimentos de fast-food, é aquele modelo de entrega que funciona dessa maneira: o cliente permanece dentro do carro, dirige até uma cabine do restaurante para realizar o pedido com um atendente ou totem automatizado. Assim que realiza o pagamento, ele espera alguns minutos no carro e já sai com o pedido em mãos. Prático e cômodo para quem já está a caminho de casa e deseja uma refeição diferente.
O Take-Away, também conhecido como “pedido para retirada”, é o modelo de entrega que o consumidor liga no estabelecimento ou faz um pedido online para ir até o local retirar. Esse é o tipo escolhido por pessoas que têm uma rotina agitada e precisam passar buscar suas refeição, com a necessidade de consumi-la durante o trajeto até o local de trabalho, por exemplo.
Vantagens e desvantagens dos formatos de entrega
Agora que você aprendeu a diferenciar cada um dos formatos de entrega de pedidos, vamos nos aprofundar em vantagens e desvantagens de cada um.
Delivery
Oferece várias vantagens, como a conveniência de permitir que os clientes façam pedidos e recebam produtos no conforto de suas casas, ideal para pessoas com agendas lotadas ou mobilidade reduzida.
Além disso, o delivery amplia o alcance geográfico do negócio, aumentando a base de clientes de forma potencial. Isso também oferece flexibilidade ao ser integrado a diversas plataformas de pedidos online, aumentando a visibilidade e acessibilidade do estabelecimento.
No entanto, o delivery também tem desvantagens, como custos operacionais com despesas para transporte, entregadores e taxas de plataformas de entrega. Outro desafio é manter a qualidade dos produtos durante o transporte, especialmente para alimentos, além do tempo de entrega que pode variar dependendo da eficiência do serviço.
Drive-Thru
Pensado para proporcionar rapidez, o Drive-Thru permite que os clientes façam pedidos e os recebam sem sair do carro, o que é conveniente para aqueles em trânsito que não querem perder tempo estacionando e entrando no estabelecimento.
Este modelo também reduz o contato direto entre funcionários e clientes, beneficiando a higiene e a segurança. Porém, o Drive-Thru requer um investimento significativo em infraestrutura, como a construção de pistas e equipamentos adequados no restaurante, e pode ter capacidade limitada, resultando em longas filas durante os horários de pico – algo que pode frustrar os clientes.
Sendo assim, o Drive-Thru necessita de um espaço considerável para a instalação, o que pode não ser viável para todos os locais.
Take-Away
Já o Take-Away se destaca pelos custos reduzidos e demanda um menor investimento por parte do estabelecimento em infraestrutura comparado ao Drive-Thru, com menores custos operacionais que o Delivery.
Esse modelo oferece rapidez e eficiência, é flexível, podendo ser oferecido por quase qualquer tipo de negócio sem grandes adaptações. Entretanto, a gestão de fluxo de clientes pode ser um desafio durante horários de pico, causando congestionamento na área de retirada e atrasos.
Ainda, esse modelo atende principalmente a clientes que estão fisicamente próximos ao estabelecimento, sendo uma dificuldade para aqueles com pouca mobilidade.
Como definir qual o melhor formato para aplicar em seu food service
Agora que você já sabe como a diferenciar os formatos de entrega como Delivery, Drive-Thru e Take-Away, analisando vantagens e desvantagens de cada um, vamos ajudar a decidir qual a melhor opção para aplicar em seu food service.
Como abordamos anteriormente, essas formas de entregas são mais comuns em estabelecimentos do segmento de alimentação, mas podem ser aplicadas em diferentes tipos de negócio, como lojas de roupas, farmácias ou mercadinhos de bairro. Ou seja, se você vende produtos, pode investir nos formatos de retirada que citamos acima.
Para segmentos de food service, é preciso analisar vários pontos antes de decidir qual o melhor formato de entrega para trabalhar. Por exemplo: qual tipo de comida você comercializa? É algo seguro para transportar ou a refeição pode chegar até o cliente de um jeito negativo?
Dessa forma, pesquise os tipos de embalagens necessárias para o setor que você trabalha, estude custos e os orçamentos viáveis para essa mudança no sistema. Às vezes, implementar o formato Take-Away pode ser o mais acessível ao seu restaurante no momento.
Agora, se você deseja investir em Delivery para alcançar um novo público, também é necessário avaliar os gastos extras que pode ter com a terceirização na entrega. É importante lembrar que algumas plataformas de delivery trabalham com taxas extras, sendo assim, todo cálculo é necessário para saber se vale a pena no seu negócio.
Sistema de gestão para Food Service facilita o processo
Depois de entender qual o melhor modelo de entrega para o seu negócio, saiba como um sistema de gestão pode facilitar o processo de implementação.
Uma plataforma especializada em segmento de food service, como o Fomer, garante que todas as etapas do seu serviço sejam otimizadas e efetuadas da melhor maneira.
Algumas funcionalidades do nosso ERP que te ajudam a investir em Delivery, Take-Away ou Drive-Thru são:
- Aplicativo próprio da marca;
- Integração com iFood para organizar todos os pedidos no mesmo sistema;
- PDV para vendas diretas no balcão;
- Controle de caixa, orçamentos, extratos bancários.
Para saber mais como funciona o sistema de gestão para food service e fazer um teste para seu negocio, entre em contato com um dos especialistas do Chef Fomer.