Enquanto o segmento de alimentação tem muita demanda por parte do público, também existe muita concorrência. Se seu desejo é empreender nessa área, abrir uma lanchonete pequena pode ser o começo.
Pensando nisso, para quem já trabalha com lanches ou deseja dar o primeiro passo, o Chef Fomer preparou esse artigo sobre lanchonete: um guia para administrar seu negócio. Continue a leitura e se inspire.
Veja 3 tipos de lanchonete
Não é que existam formatos bem definidos do que é uma lanchonete, você pode produzir lanches e vender em qualquer lugar, desde que seja regulamentado pelas regras da ANVISA, com alvará de funcionamento e as exigências da sua cidade. Porém, aqui selecionamos 3 tipos de lanchonete para inspirar você a entender qual o melhor modelo para dar o primeiro passo e abrir o seu próprio negócio de food service.
Food Truck
Também conhecidos como trailers, o food truck é a lanchonete móvel. Um ponto positivo é mobilidade para trabalhar onde quiser, buscando locais estratégicos com mais movimento e fluxo de pessoas.
Um lado negativo é o investimento inicial, já que é preciso comprar o veículo pronto ou reformar algum do zero.
Lanchonete na garagem
Essa dica é para quem já é conhecido por ser um bom cozinheiro, tem um dom com lanches e quer apostar nisso.
Para investir pouco, pode ser uma boa iniciativa começar seu negócio na sua própria casa, no espaço da garagem. Claro, sempre lembrando das regras e exigências para trabalhar no segmento de alimentação.
Quiosque
Um bom tipo de lanchonete que pode trazer visibilidade e movimento é abrir um quiosque em shopping ou galeria de lojas.
Se você mora em uma região com praia ou pontos turísticos movimentados, essa pode ser uma escolha certa.
Primeiros passos para abrir uma lanchonete
Agora que você viu 3 tipos de lanchonete, já deve ter imaginado qual melhor forma se encaixa para o seu negócio. Para colocar sua ideia em prática, desenvolva um planejamento. Esse passo engloba uma pesquisa de mercado, definição de missões e valores da empresa, orçamentos iniciais, entre outros detalhes.
A pesquisa de mercado é uma etapa fundamental para a abertura de qualquer empreendimento, porém, no ramo de alimentação é ainda mais importante. Isso porque, como citado no início do texto, lanchonetes têm alta demanda por parte do público, mas também têm grande concorrência.
Sendo assim, é preciso analisar outros negócios no segmento de food service para definir a localização, o cardápio e as estratégias de divulgação da sua lanchonete.
Documentações e licenças
Como dito anteriormente, vamos relembrar que para abrir uma lanchonete da maneira certa, é necessário atualizar-se a respeito das documentações e licenças exigidas para o segmento. Alguns exemplos são regulamentações da ANVISA, alvará de funcionamento e outras condições específicas de cada cidade.
Além disso, existem licenças de Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária para estabelecimentos que trabalham com alimentação. Pesquise sempre com empresas de confiança quais os documentos necessários para abrir o seu negócio.
Diferenciais de destaque para lanchonetes
Agora que você já idealizou sua lanchonete ou já trabalha nesse ramo, separamos algumas dicas de diferencias para destacar seu negócio entre os concorrentes.
Invista em uma decoração autêntica
Nos dias atuais, muito do que atrai o consumidor para um restaurante é um ambiente agradável. Uma decoração autêntica pode fazer com que seus clientes se sintam parte de um universo diferente, por exemplo, temáticas de filmes ou bandas dos anos 90, por exemplo.
Faça com que seu público se identifique com a experiência de ir até a sua lanchonete aos finais de semana, não apenas pelo cardápio oferecido, mas também, pelo local.
Inove no cardápio
Seguindo no tópico de diferenciação de concorrentes, na etapa de pesquisa de mercado é fundamental que você analise as opções oferecidas no cardápio de outras lanchonetes, para que consiga inovar no seu.
Criar exclusividade no negócio é um passo importante para fidelizar seus clientes. Por isso, abuse da criatividade para inserir itens desejados e diferentes em seu cardápio.
Atendimento excepcional
Uma outra maneira de fidelizar seus clientes é garantindo um atendimento excepcional. Pode parecer óbvio, mas esse é um detalhe essencial que faz com que muitos restaurantes e lanchonetes se transformem nas primeiras ou últimas escolhas do consumidor.
Organização e funcionamento da lanchonete
Além das dicas prévias que podem diferenciar sua lanchonete de outras concorrentes, vamos citar algumas maneiras práticas de manter o seu negócio bem organizado e funcionando da melhor forma.
Controle de estoque
Um passo importante para a organização da sua lanchonete é mater o controle de estoque atualizado. É preciso ter em mente que a falta de produtos muito consumidos pode levar a perdas financeiras e insatisfação de clientes, assim como o excesso de produtos que não são tão solicitados pode resultar em prejuízos também.
Para isso, manter um controle equilibrado de estoque é essencial. Um sistema digital pode facilitar esse processo, possibilitando a atualização em tempo real de entrada e saída de insumos.
Vendas automatizadas (PDV)
Outra etapa que a tecnologia pode auxiliar é no momento da venda. Assim, digitalizar o processo de mesas e comandas é uma forma de organizar melhor o financeiro da empresa, além de agilizar na hora do atendimento.
Plataforma de delivery
Além disso, outra maneira de impulsionar as vendas da sua lanchonete é investindo em plataformas de delivery.
É fundamental oferecer esse tipo de serviço no seu negócio, isso é uma forma de reforçar a relação com aquele cliente que prefere consumir a sua comida no conforto de casa.
Invista em um sistema de gestão
Agora que você já viu algumas dicas de organização e funcionamento para sua lanchonete, é visível como investir em um sistema de gestão online pode facilitar todos esses processos.
Uma plataforma como o Fomer, especializado para o segmento de food service, tem funcionalidades essenciais para o dia a dia de trabalho da sua empresa.
- Integração com o iFood para receber pedidos de delivery;
- Vendas em PDV;
- Fichas técnicas para insumos;
- Aplicativo próprio da marca;
- Controle de estoque;
- Comanda mobile.
Para conhecer mais sobre o sistema de gestão ideal para sua lanchonete, entre em contato com um dos especialistas do Chef Fomer.